
Sobre o Projeto

O projeto LUZ EM PAUTA é uma iniciativa de caráter pedagógico que busca contemplar diferentes segmentos da sociedade civil por meio de oficinas para o(a)s participantes começarem a explorar as técnicas e a linguagem da FOTOGRAFIA DIGITAL.
OBJETIVOS:
-
Promover Inclusão Digital: Democratizar o acesso à fotografia digital ensinando conceitos básicos e estimulando o uso da tecnologia para registros e narrativas visuais.
-
Fomentar a Criatividade: Estimular a expressão pessoal e artística por meio do desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas na área da fotografia.
-
Empoderar Comunidades: Oferecer ferramentas que permitam aos participantes registrar e compartilhar suas realidades e histórias.
-
Proporcionar Aprendizado Colaborativo: Desenvolver competências socioemocionais, como trabalho em equipe e comunicação; promover a troca de experiências e o fortalecimento de redes entre as entidades participantes.
PÚBLICO-ALVO:
Segmentos atendidos e representados por entidades do Terceiro Setor (ONGs, Pontos de Cultura, Associações Comunitárias, Coletivos Sociais, Fundações e Sindicatos), bem como por demais Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, em Campinas/SP e região. O projeto pode ser direcionado a diferentes públicos: jovens, adultos, idosos, ou pessoas em situação de vulnerabilidade social.
METODOLOGIA:
As oficinas serão ministradas pelo prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. em encontros realizados nas sedes das entidades e em ambientes externos para grupos de 10 a 20 participantes. O tempo de duração será de 04 horas por oficina. As inscrições deverão ser realizadas pelo site http://www.luzempauta.com. A metodologia será teórico-prática, com temáticas que abrangerão:
-
Introdução à fotografia digital: câmera, fotometria e composição.
-
Prática fotográfica: exercícios práticos em diferentes ambientes e situações.
-
Iluminação: tipos de luz, equipamentos de iluminação, modificadores e setups para estúdio.
-
Passeios fotográficos: atividade imersiva para exploração guiada em ambientes externos públicos para captação de imagens.
-
Compartilhamento e exposição de fotos (presencial ou virtual).
RECURSOS DISPONÍVEIS PELO PROJETO:
-
Câmeras DSLRs (modelos D3100 da Nikon)
-
Equipamentos de iluminação.
-
Materiais didáticos de apoio.
-
Material de divulgação das oficinas.
-
Datashow para uso em aulas.
-
Emissão de certificados de participação.
RECURSOS E INICIATIVAS SOB RESPONSABILIDADE DAS ENTIDADES:
-
Espaço físico e acomodações adequados para a realização das Oficinas;
-
Acesso à internet via Wi-Fi;
-
Divulgação em seus canais de comunicação: Redes sociais (Facebook, Instagram, etc.); E-mail marketing; Parcerias com veículos de comunicação locais; Eventos e feiras do terceiro setor.
SUSTENTABILIDADE:
Para garantir a sustentabilidade do projeto, busca-se a captação de recursos financeiros através de:
-
Editais de fomento.
-
Leis de incentivo à cultura.
​
IMPACTO ESPERADO:
-
Desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas nos participantes.
-
Fortalecimento de vínculos comunitários.
-
Criação de acervos visuais que documentem histórias e realidades locais.
-
Ampliação de oportunidades para os participantes explorarem carreiras criativas.

Sobre o ORGANIZADOR
Arlindo F. Gonçalves Jr. vive em Campinas/SP, é professor universitário, com Especialização em Fotografia pelo Senac. Integrou o Grupo de Pesquisa "Fotografia e Memória", da Unicamp.